Por Clecio | Qua, 03/11/2021 - 11:42
Definição-Resolução

(Este artigo foi publicado originalmente em janeiro de 2015)

Em 2000, na primeira aula de CorelDRAW do curso de Design Gráfico na UNIT, o Professor Jean Cerqueira começou explicando o conceito de imagem digital e daí explicou o conceito de imagem vetorial. Eu já trabalhava com design a alguns anos e sabia perfeitamente o que é um pixel e conhecia a teoria por trás da descrição vetorial de imagens, mas a clareza, simplicidade e concisão da apresentação desses conceitos foi marcante para mim e nunca mais me esqueci daquela aula; não só me lembro dela até hoje, como minha postura e desempenho profissionais tiveram um ganho de produtividade e qualidade com reflexos importantes até hoje.

Eu realmente não posso concordar com os profissionais, de qualquer área, que não se preocupam com a precisão e clareza das informações. Aquela ideia de que “se deu certo, para que se preocupar com os detalhes?” me incomoda profundamente porque, sem atenção aos pequenos detalhes, grandes prejuízos podem ser gerados. Não faz muito tempo a NASA perdeu um artefato de muitos milhões de dólares, simplesmente porque uma das equipes responsáveis pelo projeto utilizou o sistema métrico em seus sistemas, enquanto as outras utilizaram o sistema americano de pés/polegadas. Na nossa área, tiragens inteiras, horas de produção e até mesmo anos de construção de uma marca podem ser perdidos por causa da desatenção aos pequenos detalhes.

É por essas razões (e mais umas tantas que não vou ficar listando aqui) que defendo que o jargão técnico de um designer deve se pautar por conceitos técnicos bem definidos e claros. Assim poupa-se muito tempo e energia no dia a dia de trabalho pois não é necessário ficar reexplicando a toda hora o que se quis dizer com tal ou qual palavra.

No caso da imagem digital existem duas grandezas fundamentais, sobre as quais impera uma grande confusão internacional, que são Definição e Resolução. Tenho visto grandes empresas de software, profissionais e doutores utilizarem essas duas palavras indiscriminadamente e como se fossem sinônimos, mas na minha visão são conceitos absolutamente diferentes e complementares. Tenho visto também, com frequência, muito erro conceitual e problemas técnicos decorrentes dessa confusão e é por isso de proponho para a comunidade de designeres responsáveis e de qualidade, que se adote, de uma vez por todas, uma conceituação bem definida para cada uma dessas palavras:

Assim, Definição é a quantidade de pixels contida numa matriz digital, ou seja, o número de pixels que uma imagem digital tem de largura, multiplicado pelo número de pixels de altura (os bem conhecidos megapixels das câmeras). Todos sabemos que essa grandeza expressa a capacidade de uma imagem digital de registrar detalhes: quanto mais pixels, mais detalhes podem ser mostrados. Muito simples.

Resolução, por seu lado, é uma razão que indica como uma imagem digital é transcrita (ou transposta) para um meio físico, ou analógico. Assim, se uma imagem digital tem 600 pixels de largura por 300 pixels de altura, quando impressa a 300 PPI (Pixels Per Inch em inglês, ou Pixels Por Polegada) ocupará uma área correspondente a 2 polegadas de largura por uma de altura no suporte (papel, por exemplo). Uma resolução de 150 PPP do mesmo arquivo de imagem resultaria numa impressão de 4 polegadas de largura por 2 de altura e assim por diante.

Tenho plena consciência de que não estou falando absolutamente nada de novo e que todo profissional de design sabe de todas essas relações e implicações, mas assim como foi naquela aula, o que proponho é mais clareza e precisão no uso das palavras de nosso jargão, no sentido de melhorar os relacionamentos e processos e, assim, eliminar grandes problemas que podem advir de pequenos erros.

Tenho também certeza de poder contar com o apoio dos profissionais de design empenhados em elevar o nível da qualidade e reconhecimento da nossa profissão, no sentido de atingir um consenso em torno desses conceitos tão fundamentais na nossa área.

Em http://www.webdesignerdepot.com/2010/02/the-myth-of-dpi/ pode-se ler um artigo muito interessante sobre a questão do uso de resolução de imagens digitais em meio digital, que ajuda a esclarecer um pouco mais sobre o que estou colocando.